O que faz um optometrista?

Muito mais do que prescrever uma graduação, o Optometrista é responsável por avaliar um conjunto de capacidades e parâmetros visuais e oculares de forma a perceber que alterações poderão estar subjacentes às queixas apresentadas.

A visão é um processo que começa por ser físico, depois passa a bioquímico e por fim é neuro-sensorial e por isso não importa corrigir apenas as alterações “físicas” da visão, corrigindo os problemas de visão. É muito importante avaliar a saúde ocular em toda a extensão do olho, externa e internamente, assim como perceber como os dois olhos trabalham em conjunto.

Toda esta área do conhecimento é abordada na formação dos Optometristas Licenciados. Como tal, obrigamo-nos a uma constante actualização do conhecimento, que nos permite estar na vanguarda dos cuidados primários da saúde visual e nas soluções que apresentamos aos nossos pacientes.

É dever do optometrista analisar o estado da saúde ocular dos seus pacientes de forma a detectar qualquer alteração que possa estar na origem dos sintomas que apresentam. Técnicas como a oftalmoscopia, a biomicroscopia e a tonometria, usadas nos nossos consultórios, permitem uma análise cuidada da saúde ocular dos nossos pacientes. As alterações da saúde ocular devem ser tratadas pelo especialista em oftalmologia pelo que, caso se verifiquem, o/a paciente é encaminhado(a) para que seja devidamente diagnosticado(a) e tratado(a).

Se o estado da saúde ocular se apresente dentro dos limites normais, o optometrista é o profissional da visão que melhor pode solucionar os problemas visuais. É também seu dever apresentar a melhor forma de correcção desses problemas quer seja através de óculos, lentes de contacto ou outro tipo de dispositivo ou tratamento que possa ser considerado.

Dr. Tito Encarnação