A visão humana é o sentido que mais informação transmite ao cérebro, chegando a atingir valores próximos dos 80% do total da informação que o nosso cérebro recebe. É a qualidade da forma como transmitimos essa informação que define a facilidade com que o cérebro a processa.

A deterioração da nossa visão pode acontecer de forma imperceptível, isto é, de forma lenta e gradual, ao ponto de nos irmos acomodando a esse declínio sem nos darmos conta, a não ser se começarem a surgir sintomas como desfocagem, desconforto visual e ocular, cefaleias e outros sintomas de astenopia.

A importância de um controlo regular do nosso estado visual e ocular é cada vez mais uma regra fundamental para que a nossa condição visual se mantenha dentro da normalidade. Consultar um Optometrista ou um Oftalmologista é por isso de vital importância. Estes profissionais deverão, numa consulta normal, avaliar o estado da saúde ocular, a acuidade visual, o equilíbrio da visão binocular e o seu eficaz rendimento, além de corrigir qualquer défice que seja detectado.

Nesta abordagem gostaria de me focar neste aspecto: A correcção dos problemas visuais! Se no caso das lentes de contacto nós sabemos que produto estamos a usar, pois são facultadas as embalagens com as lentes, no caso dos óculos e mais precisamente das lentes que são colocadas nos óculos, muito dificilmente saberemos se as lentes que foram prescritas são as que foram pagas e se são as que efectivamente são colocadas na armação que escolhemos.

Para não entrar em muitos detalhes, que só o/a deixariam ainda mais confuso/a é importante que fique com a seguinte ideia: No acto da compra dos seus óculos peça para que lhe seja referida a marca, o modelo e os tratamentos das lentes. No acto de entrega dos seus novos óculos exija que lhe seja entregue um Cartão de Garantia de Origem das lentes, onde estarão especificadas as características das mesmas. Só desta forma conseguirá saber que as lentes que pagou são as que efectivamente lhe colocaram nos óculos.

Dr. Tito Encarnação

Cartao Garantia Lentes Realvisão